Tiras os sapatos antes de entrar em casa
DICAS

O Hábito de Tirar os Sapatos Antes de Entrar em Casa

Vocês costumam tirar os sapatos antes de entrar em casa?
Eu adquiri esse hábito quando morei no Japão e até hoje levo isso muito a sério. Agora, em época de COVID-19, acho válido comentar sobre isso por aqui.

O hábito de tirar os sapatos é bastante praticado no Oriente, principalmente no Japão, como uma forma de não trazer sujeiras para dentro de casa mantendo a limpeza e higiene. No Japão, a maioria das casas possui uma sapateira na entrada para assim que chegar em casa poder guardar os sapatos e um degrau que divide a área limpa e a área suja. Esse degrau é como se fosse uma divisão do mundo externo considerado sujo e o mundo interno considerado limpo e sagrado. Ter esse layout é interessante que evita de alguém entrar para sua casa sem tirar os sapatos. Se eu tivesse a oportunidade de construir uma casa do zero faria esse degrau para não deixar ninguém entrar com sapato.

Fonte: A-sense

Nas escolas, os alunos precisam deixar os sapatos na sapateira e trocar por outro sapato específico para utilizar dentro da instituição.

Fonte: Yahoo Japan

Lembrando que no Japão é raríssimo ter serviço de limpeza então os japoneses fazem a limpeza da sua própria casa e, no caso de escola, todos os alunos desde a primeira série fazem a limpeza. Por isso, a conscientização da poplação para manter o local limpo, seja particular ou público, é muito grande no país. Se na escola você fizer o coco fora do lugar e deixar sujo, o seu colega que vai limpar essa sujeira. Nossa, como eu rezava para não ser sorteada para limpar o banheiro da minha escola hahaha.

Atualmente, tirar os sapatos antes de entrar em casa está sendo abordado como uma das formas de prevenção contra COVID-19, como mostra a imagem abaixo.

Fonte: Prefeitura da cidade de São Paulo

Quando saímos para rua pisamos em vários lugares repletos de sujeiras, poeiras e bactérias, e levar tudo isso para dentro da nossa casa pode ser prejudicial até para a saúde. Imagina, eu ando na rua que o cachorro fez coco e xixi, piso no esgoto e outras coisas sujas, passo no banheiro público cheio de respingos de xixi e coco de gente no chão, e entro na minha casa com o sapato carregado de toda a sujeira que ele pegou durante o trajeto? Nossa, nojento demais…

Caso vocês não gostem da ideia de tirar os sapatos podem higienizá-los com pano umedecido com cândida antes de entrar em casa. Eu acho mais prático deixar os sapatos sujos na entrada e colocar outro calçado limpo como chinelo ou pantufa. No Japão, o pessoal é adepto ao uso de pantufas.

Caso decidam começar a tirar os sapatos antes de entar em casa, sigam alguns passos:
– Na entrada da casa, delimitar a área suja e limpa;
– Na área suja, deixar uma sapateira, caixa ou bandeja para poder colocar os sapatos sujos;
– Deixar também os produtos para higienizar as mãos, sapatos e outros acessórios;
– Na área limpa, deixar chinelos ou pantufas limpos para usar dentro de casa (se preferir, pode ficar descalço também);
– Quem tem pets: limpar as patinhas com pano umedecido de produto antisséptico INDICADO para os pets ou um lenço umedecido antisséptico. O que eu tenho usado e gostado é Toalhas Umedecidas Protect Pet Pote, que promete eliminar 99,9 % dos germes e bactérias.

Fonte: Casa e Jardim

E quando tem visita? Agora não estamos podendo receber visitas em casa, mas quando voltar a ser possível, tem algumas alternativas:
– Pedir gentilmente para tirarem os sapatos e oferecer chinelos ou pantufas limpos;
– Deixar um recadinho na entrada escrito: “Por favor, tire os sapatos antes de entrar” (por exemplo). Também é possível encontrar lojas online que vendem capacho de porta com frase nesse sentido;
– Se não quiser pedir ou se as visitas não quiserem tirar os sapatos, oferecer o propé (meia de proteção descartável utilizada em hospitais e consultórios médicos).

Eu falo por experiência própria que é bem tranquilo pedir para as visitas tirarem os sapatos, até agora ninguém reclamou (pelo menos na minha frente huhu).

Enfim, tirar os sapatos antes de entrar em casa pode ser estranho no começo, mas tudo é questão de costume.

Fonte da foto principal (primeira foto): Lifull Home’s Press.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: